Gestão de Pacientes de Alto Custo

Gestão de pacientes de alto custo

 

A TopMed possui vários programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças com foco em populações de alto risco e de alto custo. Sabemos que esta população representa em média menos de 5% da carteira de uma Operadora, mas é responsável por mais de 50% do custo assistencial.

Enquanto pesquisas do IBGE apontam uma significativa alta na longevidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulga que a prevalência de doenças crônicas em pessoas com mais de 65 anos é em torno de 75%. Ou seja, ¾ dos idosos convivem com problemas como cardiopatias, hipertensão, diabetes e outras doenças que, se não forem devidamente acompanhadas, levam à incapacidade e ao óbito.

Impedir que doenças crônicas se manifestem ou evoluam de forma negativa, portanto, passou a ser um dos maiores desafios no âmbito da Saúde no século XXI.

A TopMed atua há mais de oito anos no Gerenciamento de Doentes Crônicos (GDC) com foco no alto custo. Nossos programas atendem integralmente as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e contemplam todas as necessidades das Operadoras de Planos de Saúde.

Características

  • A estratificação da população alvo se dá através de estudo amplo, que engloba um diagnóstico minucioso da utilização do plano;
  • Categorização do Grau de Necessidade de Atenção (GNA) individual por beneficiário;
  • Ligações para os beneficiários são realizadas com periodicidade definida pelo Grau de Necessidade de Atenção (GNA) de cada indivíduo;
  • Atendimento receptivo, através de ligações gratuitas e ilimitadas;
  • Acesso por chat-online ou vídeo chamada através do APP;
  • Funcionamento 24 horas x 7 dias da semana;
  • Descontos em medicamentos;
  • Utilização de plataforma própria para a gestão de casos, com criação de periodicidades distintas e filas por tipo específico de atendimento.

Benefícios

  • Sistema adequado para cadastramento dos Programas junto à ANS;
  • Equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e psicólogos;
  • Atendimentos telefônicos efetuados por enfermeiros e técnicos de enfermagem, com interação permanente com os demais profissionais;
  • Serviços integrados em tempo real que permitem atender o beneficiário a qualquer momento, evitando com isso, descompensações e internações;
  • Adesão ao tratamento e estímulo ao autocuidado favorecidos, pelo forte vínculo criado entre a equipe de saúde, o beneficiário e familiares.

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